Translate

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Missa Étnica Pela Paz de Lorenz Maierhofer


Um projeto dinâmico que reuniu em palco várias valências artísticas como a Música, Teatro e a Dança.

Recriar esta obra é reunir gente durante muito tempo como se tivéssemos que construir um castelo na areia.  Requer vontade, talento e persistência para que possamos colocar as conchas na torre.  Depois desfrutamos,  até que a maré se encarregue de o levar de novo.

Reportagem da RTP
A Missa Étnica Pela Paz é uma obra que enaltece tudo de melhor que tem o ser humano no respeito pelas diferenças e o sabor de construir, viver e partilhar tantas emoções.

Lorenz Maierhofer é um prestigiado compositor sábio pela escrita mas pelo reconhecimento do valor, dedicação e ousadia dos coros amadores na apresentação de grandes projetos.

Reunir tanta gente ao contrário do que podemos pensar é extraordinariamente difícil.  Manter os níveis de motivação e de rigor perante cantores que têm esta atividade como lazer é a raiz dos coros amadores.  Foram muitas horas de ensaios, de memorização, socialização e consolidação de compasso a compasso para ver erguer as palavras sábias de quem ergueu a chama da paz.

Ao longo deste período foram entrando neste comboio étnico mais cantores, bailarinos, encenador, atores, declamadores, percussionistas, técnicos de som e luz provenientes de Sines, Vila Nova de Santo André e Setúbal . E claro a equipa de diretores que tem a cargo toda a logística e preparação de tudo.


Depois vêm os apoios alguns espontâneos outros nunca chegam mas tudo isto faz parte do espetáculo.

Preparar uma produção  destas com amadores é um desafio arriscado, só possível porque nesta palavra "amadores" persiste a paixão, dedicação, responsabilidade e uma valorização coletiva saboreada durante todas as fases deste processo.

A passagem da RTP pelo último concerto dignifica a obra o coletivo e a dignidade e qualidade do mesmo.

O público representa o barómetro de tudo isto. Dos 4 concertos realizados  3 esgotaram.


2017, promete voltar com mais 2 concertos e o desejo de outros mais.

 

Coral Atlântico Juvenil, Coral Atlântico, Coral Clube Galp Energia, Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, Teatro Fonte Nova, Bruno Gonçalves Pereira, Ruca, João, Sérgio, Marina, Pedro, Ana Zorrinho, Cristina Fernandes, João Pereira da Silva, Manuela, Fernando Luís, Marcos, Guida, Luís Fernandes, José Maria, Natalina, Zé, Fernanda Castro, Carlos Azevedo, Paulo, Zelinda, Carlos, Fernando, estes são alguns dos muitos nomes que merecem o meu muito obrigado.

Boas Festas e "Let´s Sing For Peace".

https://www.youtube.com/watch?v=VwdZkLStWek       Link   Reportagem da RTP

domingo, 30 de outubro de 2016

Ethno Mass For Peace, Composer Lorenz Maierhofer


Chega a Portugal  envolta de espirito de Natal a grande obra de Lorenz Maierhofer, Ethno Mass For Peace.  Uma obra escrita para coro e percussão, dinâmica representativa dos cânticos tradicionais dos vários lugares do Mundo. Esta produção vai percorrer 3 cidades durante o mês de Dezembro.
 
10 de Dezembro  21:30
Auditório da Escola Secundária
Vila Nova de Santo André
Direção Musical Pedro Ramos
 
17 de Dezembro 16:00 e 21:30
Centro de Artes
Sines
Direção Musical Fernando Malão
 
19 de Dezembro 21:30
Fórum Municipal Luísa Todi
Setúbal
Direção Musical Fernando Malão

O  elenco deste projeto é constituído pelo Coral Atlântico, Coral Atlântico Juvenil, Coral do Club Galp Energia e Coral Luísa Todi, Academia Contemporânea de Setúbal, Teatro Fonte Nova e Teatro do Mar.
Colaboração de Julieta Santos (Encenador), José Maria(Encenador), Bruno Gonçalves Pereira ( RTP), Guida de Palma ( Cantora) Marcos Santos(Cantor), Fernando Luís (ator) e Manuela Couto (Atriz). Prevê-se também a presença do autor austríaco  nos concertos de Sines e Setúbal. Será agendada depois uma sessão de autógrafos.


Lorenz Maierhofer

Conceituado compositor austríaco de mérito internacional.
Tem desenvolvido um trabalho notável de composição e orquestração absolutamente notáveis. É presença assídua com regularidade nos principais festivais e concursos europeus da Música Coral.
 

Concerto de Clássicos de Natal do Mundo

Coral Atlântico Juvenil e
Escola Municipal de Santiago do Cacém


Clássicos de Natal do Mundo
 
 
 
Coral Atlântico Juvenil
 nasce em 2005, o Coral Atlântico de Juvenil. Numa primeira fase dedicada aos concertos de Natal, alargada depois para ciclos anuais de concertos pelo país.
Entre 2005 e 2007, foi dirigido pelo maestro Fernando Malão, sucedendo-lhe a maestrina Ana Rita Candeias, que o conduziu até 2015.
Atualmente o Coral Atlântico Juvenil é dirigido pelo maestro Fernando Malão apresentado nos seus diversos projetos Concertos para Crianças & Famílias.
Orquestra Orff
Estrutura Musical das classes de conjunto da Escola Municipal de Música de Santiago do Cacém. Uma orquestra constituída por Xilofones e outros instrumentos de percussão.
É constituída por alunos dos diversos níveis de aprendizagens. A orquestra Orff é uma das estruturas musicais em atividade tal como o Ensemble de Flautas ou Ensemble de Guitarras.
As classes de conjunto deste município, realizam anualmente projetos  de descentralização pedagógica  percorrendo as freguesias rurais do concelho de Santiago do Cacém.
Têm realizado concertos em Portugal continental e ilhas.

 

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Brincar Com a Música nos Estados Unidos da América


De novo foi colocada a pergunta e a resposta da minha parte será sempre  bem acolhida.
Se tiver o apoio necessário das comunidades portuguesas, ou de outras organizações culturais, atempadamente poderei programar uma jornada especial para esta zona do globo.
 Das várias  edições que tenho realizado destaco as  ações de  formação para profissionais de educação, e as oficinas musicais para Crianças & Famílias. 
O programa Brincar Com a Música, a partir de 2017, terá um novo modelo com novas rúbricas musicais. Até lá, o Natal promete com muitos concertos de vários géneros e para todas as idades.

 

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Grazie Itália de Cinto Caomaggiorie

Coro António de Vecchi e Coral Atlântico
Cinto Caomaggiorie/ Itália 2016
Os intercâmbios musicais entre grupos amadores resultam do empenho de todos num sentido único. Promover a cultura das suas terras através da música e da proximidade entre os grupos. Não é fácil realizar uma jornada desta envergadura não são só os custos, que impedem a realização deste tipo de projeto. Nos tempos modernos onde a dispersão humana remete-nos para o sedentários  e isolamento, o que torna cada vez mais difícil conseguir conciliar a partilha não a virtual mas a da vida ao dispor destes projetos. Um intercâmbio internacional é sem dúvida um dos momentos mais importantes na história dos grupos amadores. Fica muito para recordar e um forte impulso para seguir em frente.
 Parabéns a todos os que contribuíram para o êxito desta iniciativa quer dentro quer fora do palco.
Coro António de Vecchi e ao super maestro Luciano Bertuzzo, "grazie"..
 https://www.youtube.com/watch?v=ncHSw2rbIPI  Gravação ao vivo não editada.

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Atividade Coral Está de Volta

O Coral Atlântico recomeça o ano de forma intensa ainda em Agosto com atuações em Porto Côvo, seguindo-se  depois  Cinto Caomaggiore, (Itália) para  nos juntarmos ao Coro António de Vecchi, dirigido por Luciano Bertuzzo.
O Coral Atlântico e Coral Atlântico Juvenil têm já  agendados concertos em Sines, Vila Nova de Santo- André, Setúbal e Entroncamento.
O Coral Atlântico Juvenil volta à atividade no dia 14 de Setembro. 
 Toda a informação no blog do Coral Atlântico.
coralatlantico.blogspot.com
 
O Coral Luísa Todi apresenta -se no dia 6 de Setembro para preparar um novo projeto musical. Está em curso uma campanha para novos cantores. O entusiasmo é grande, e o plano de concertos bastante exigente. O coral infantil terá também um papel importante nesta esfera de crescimento e ação da estrutura Coral Luísa Todi.
Brevemente será do conhecimento público os novos projetos da Temporada 2016/2017.
Participem e divulguem  a nova campanha para novos coralistas.
 
 
 

domingo, 29 de maio de 2016

Batebatukas um Projeto de Coragem


BateBatukas  
 Vencer pelas Artes, Nós acreditámos. Duas estruturas estatais, escola e câmara.  Se é na Juventude que está o futuro é connosco que eles podem contar. Amanhã contamos nós com eles. 

 

 

 

Santiago do Cacém, 2016.
Durante 4 meses, pensámos, refletimos e criámos o projeto pedagógico Batebatukas. Uma saudável parceria entre duas entidades distintas a Escola Manuel da Fonseca e a Câmara Municipal de Santiago do Cacém através da sua Escola Municipal de Música.  Mas todos vestimos a "Camisola 7. "
Ganhámos muito com o Batebatukas. Na verdade a Música foi o meio para atingir um único fim. Valorização coletiva do grupo, e criar nestes jovens esperança e determinação para lutarem pelo seu futuro.
Carro Batebatukas
As minhas palavras para estes alunos foram muitos simples. Não sou vosso pai, não sou vosso amigo,  sou apenas alguém que vos quer propor um projeto para poderem acreditar em vocês próprios.    O que aconteceu até aqui não consigo contar em palavras...    Agradeço em nome dos Batebatukas e de toda a equipa pedagógica que acompanhou diretamente este projeto a Margarida Pereira (CMSC), Célia Soares (CMSC), Susana Espada (CMSC), Luís Cavalinhos (CMSC), Paulo Pereira (CMSC),  Rui (AMAC), Carlos (AMAC) Rui (Responsável do AMAC), José Miguel, ( Prof Esc. Manuel da Fonseca) Filipe Fino ( Prof Esc. Manuel da Fonseca) e Alexandra ( Prof Esc. Manuel da Fonseca)  e tantos outros que apoiaram e nos ajudaram sempre que foi necessário.
Estamos agora a analisar a continuidade do projeto  através do associativismo local e a entrada de novos colaboradores.
A todos os professores desta turma obrigado pela solidariedade e todo o apoio cedido ao projeto. 
Este é um momento singular muito importante. Sinto-me contente por ainda não ter deitado a toalha ao chão. Estou grato a estes miúdos e a todos os outros que me acompanham diariamente que na escola como nos grupos corais que tenho o privilégio de dirigir. E claro à minha família pelo tempo que me cedem para estas aventuras.
"...BateBatukas  é  especial ..."
https://www.youtube.com/watch?v=iaTMQS9dQT0&feature=youtu.be  (Vídeo)

Nova Apresentação no Auditório António Chainho em Santiago do Cacém.
Dia 03 de Junho 12:00 e 15:00

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Coral Luísa Todi

A todos os coralistas, músicos, direção do Coral Luísa Todi, amigos, colegas, antigos professores e a todo o público que nos honrou com a sua presença, muito obrigado.
 
 
 
É o inicio de um novo ciclo na instituição Coral Luísa Todi.
Este concerto foi preparado em apenas 3 meses de ensaios traduzindo a alegria, trabalho e entusiasmo desta nova equipa.
O Coral Luísa Todi, prossegue na mobilização de novos cantores e na criação de novos projetos musicais.
Em julho voltamos ao palco da cidade de Setúbal, e temos já agendados  concertos noutras localidades do país.
"A Rota do Atlântico Sul "  foi assim um êxito e um presente de motivação muito importante para todos nós.



 

terça-feira, 19 de abril de 2016

Intercâmbio Luso Italiano

Mais que uma manifestação musical foi um privilégio voltar a rever um coro revestido de dedicação, exigência e qualidade sob a liderança do meu amigo Luciano Bertuzzo.
Desde o nosso contacto em 2002, permanecemos ao longo de vários anos a apostar neste reencontro. O Coral Atlântico foi o coro anfitrião e esteve à altura deste grande desafio. A organização e logística da Associação dos Serviços Sociais das Autarquias de Sines teve sem dúvida um grau de competência e de responsabilidade dignos de orgulho de todos nós. Realço também a parceria entre o município de Sines e Santiago do Cacém. Um apoio digno de registo. A passagem pela Freguesia de Abela e de Alvalade com concertos em que o público aplaudiu e acarinhou o Coro António de Vecchi. E sublinho muito bem recebidos.
Assino também com muita satisfação a alegria sentida pelo Coral Atlântico e Coral Atlântico Juvenil neste capitulo tão importante da sua história.
Grato por todos os apoios a esta jornada.
    www.coralatlantico.blogspot.com ou  o Facebook do Coral Atlântico
A todos muito obrigado
                                             

domingo, 10 de abril de 2016

Encontro Musical Luso Italiano

Esta semana Sines e o município de Santiago do Cacém, recebe o Coro António de Vecchi.
Uma iniciativa entre o Coral Atlântico e este prestigiado coro Italiano.
 Coro António de Vecchi
 
Dia 15 Sexta  Igreja de Alvalade Sado 21:00

Dia 16 Sábado CASines 21:30




 
 

Brincar Com a Música Formação Para Profissionais

Realizou-se recentemente uma jornada formativa no Conservatório Regional das Artes do Montijo para professores e educadores.
Estas oficinas realizaram-se ao fim de semana terminando com uma apresentação repartida por todos incluindo naturalmente as crianças.

Agradecimento especial a toda a equipa pedagógica do CRAM, pela organização e confiança.

quarta-feira, 9 de março de 2016

Coral Luísa Todi


O Coral Luísa Todi, prossegue o seu trabalho com muita persistência, dedicação e entusiasmo.
Neste mês de retoma de atividade realizámos as primeiras oficinas corais e admitimos novos cantores.
Estão já agendados os primeiros concertos do ano 2016.
 
 
 
 
 
 
 
Quero deixar o meu muito obrigado a todos aqueles que me apoiaram nesta nova jornada profissional numa das instituições corais mais prestigiadas do país.
E pronto vamos ensaiar.
 


 

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Brincar Com a Música / Formação

Uma proposta para educadores, professores e animadores. No Conservatório Regional  de Artes do Montijo.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Concerto 11 Ao Vivo

 

O Concerto 11, do Coral Atlântico e Coral Atlântico Juvenil é o novo projeto que proponho apresentar em 2016. Um Concerto Pop/Rock que reúne temas intemporais como os grandes êxitos da música atual. Uma verdadeira "Massa Humana" de cantores, músicos, coreógrafos, associações, instituições e muitos voluntários deram vida a este grande projeto. O público aderiu, respondeu e esgotou em apenas algumas horas as duas salas do Centro de Artes de Sines. A todos muito obrigado.