Translate

terça-feira, 27 de novembro de 2018

Ciclo de Concertos de Natal


Começa a apresentação pública do trabalho protagonizado pelos coros durante estes últimos meses. Ensaios e estágios intensivos de preparação para chegarmos ao dia do concerto.  Toda esta construção obriga-nos a muita disciplina e dedicação. Em registos distintos o Coral Luísa Todi continua a esgotar e a entusiasmar plateias. Assim desejamos para Setúbal, no Fórum Luísa Todi e também na Igreja Matriz de  Alcácer do Sal.


Em Sines, com o apoio de "alma" e operativo da Câmara Municipal de Sines, Junta de Freguesia, e naturalmente da associação que tutela o coro a ASSCDTAL SINES, o Coral Atlântico e o Coral Atlântico Juvenil seguem  a crescer e a colocar na sua programação novos desafios.


Locais: Monchique, Alvalade, Gouveia, Vila Nova de Tazém, Sines, Setúbal, Alcácer do Sal e Odemira.

Boas Festas e Bons Concertos.


   

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Coral Atlântico & Coral Atlântico Juvenil de volta aos Concertos

Está de volta e recomenda-se. O Coral Atlântico e Coral Atlântico Juvenil preparam um conjunto de atividades como oficinas corais, concertos, formação e programação de novos projetos com estreia marcada já em 2019.
O Coral Atlântico e Coral Atlântico Juvenil até dezembro contam com uma agenda com mais de uma dezena de concertos que terão lugar em Lagos, Monchique, Sines, Alvalade, Entroncamento, Odemira, Gouveia e Vila Nova de Tazém.
Em Novembro, O Coral Atlântico Juvenil volta a reiterar o seu papel pedagógico das suas práticas levando a Música Coral a Crianças & Famílias. Este projeto tem a assinatura do Ministério da Cultura através da Delegação Regional de Cultura do Alentejo.



Começa também a preparação do novo projeto para 2019/2020

Estão abertas as portas para novas admissões a partir de Janeiro de 2019.



coralatlantico@gmail.com

Em Janeiro não falte



segunda-feira, 27 de agosto de 2018

JaSeSoi Ry

Um nome que registo pela competência, criatividade e amizade.
Talvez seja esta a melhor forma para designar a característica desta associação Finlandesa.  
Na Finlândia central, realiza-se anualmente esta jornada intensiva de formação para professores de música oriundos de todos os continentes. Culturas, idiomas e vivências tão diferentes que encontram neste espaço crescimento, empatia e construção sempre coletiva. Deste maravilhoso país, posso dizer que a população é cordial, prestável e destaco um aspeto muito importante. O acesso à saúde e educação são gratuitos para todos os cidadãos.
Um país de lendas, histórias mas também da vanguarda dos tempos pela tolerância, conhecimento e valorização do seu povo.
Ainda recentemente, considerado pela ONU o país mais feliz do planeta. O meu testemunho foi este o privilégio de ter feito parte desta casa de músicos, e  agora transportar para os meus alunos esta felicidade e entusiasmo.

Finlândia é o país mais feliz do mundo


Os países nórdicos voltam a estar no topo das classificações, de acordo com a ONU. Felicidade está relacionada com apoios sociais e governação por parte dos Estados.

terça-feira, 3 de julho de 2018

Conservatório Regional de Música de VRSA e Escola Municipal de Música Santiago do Cacém




Vila Real de Santo António é para mim um lugar especial. Local que durante muitos anos simbolizou anonimato, férias e revitalização de energias. Hoje é tudo isso e muito mais. Simboliza também amizade, empatia, e partilha desta paixão que é a Música.





Nos últimos anos, tenho marcado presença com vários projetos musicais. As Oficinas Brincar Com a Música, Coral Atlântico Juvenil e Coral Atlântico. Em junho de 2018, tive o privilégio de iniciar com o Conservatório Regional de Música de Vila Real de Santo António e a Escola Municipal de Santiago do Cacém um ciclo de intercâmbios e formação.  Esta nova dinâmica teve a participação dos alunos desta escola, professores e pais. Contou com o apoio da Câmara Municipal de Santiago do Cacém e da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António. Um agradecimento especial ao professor e diretor pedagógico Emanuel Marçal e à Sra Ana Gomes.




sexta-feira, 27 de abril de 2018

Rock em Coro Prossegue


Quando um projeto é ganhador significa que o caminho é a continuidade. A minha primeira palavra de gratidão vai para o público, que disse sim ao encher o Auditório Municipal de Santiago do Cacém, António Chainho.

A Cercisiago é a uma instituição que assinala os seus 40 anos de existência e com isso a celebra connosco no palco.
Um agradecimento à Câmara Municipal de Santiago do Cacém pela colaboração e organização.


O Rock em Coro, foi também palco de estreia de cantores e novos membros da equipa de músicos e gente que  nos acompanha.  Ernesto Rodrigues,  Carlos Sequeira,  Filipe Martins, Sergio Caldeira,  Pablo Oliveira, Inês Nunes e apresentação de Bruno Pereira.


Ao Conservatório Regional de Música de Setúbal, uma vez mais a colaborar connosco neste projeto. Katia Santandreu e Jorge Vinhas, obrigado.
A todo o Coral Luísa Todi muito obrigado pelo vosso empenho. Retribuirei com trabalho.
O Rock em Coro estará de volta a partir de Setembro com novos agendamentos. Mas a época coral ainda não terminou. Anadia, Espanha e Setúbal.
Rock em Coro em Santiago do Cacém

quinta-feira, 5 de abril de 2018

Santiago do Cacém Recebe Rock em Coro

Apresentar-me em Santiago do Cacém com novos projetos é sempre um desafio e um prazer.  Durante esta curta jornada por Setúbal como maestro do Coral Luísa Todi, foram várias as pessoas que me desafiaram para vir a Santiago do Cacém com o Rock em Coro. Uma parceria entre esta instituição e a Câmara Municipal de Santiago do Cacém.
Assim será com novidades, desde logo a garantir a coordenação da Banda Rock em Coro o pianista Ernesto Rodrigues, natural de Santiago do Cacém. Na voz e na magia da apresentação o meu amigo Bruno Gonçalves Pereira, um homem da rádio que continua neste município a dar corpo a um dos programas regionais de música e cultura mais relevantes "O Atlântico". O cartaz tem o grafismo da Raquel Ventura também ela alguém que se manifesta artisticamente e culturalmente no município de Santiago do Cacém. E eu próprio que me considero naturalmente desta terra que me acolhe há mais de duas décadas. É por isso com carinho e entusiasmo que vos convido a assistir ao concerto Rock em Coro. Comigo em palco o Coral Luísa Todi, a banda Rock em Coro, Orquestra de Câmara do Conservatório Regional de Setúbal e outros convidados.

Ao adquirir um bilhete para este concerto apoiamos a Cerci de Santiago do Cacém com um donativo. 
Este será concerto único e por isso terei muito gosto em ver na plateia amigos e gente que me acompanha nestes projetos coletivos. A todos obrigado e até dia 21 de Abril.

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Setúbal, As Contas do Tempo

Dois anos passaram desde que integrei a experiente equipa que constrói todos os dias o Coral Luísa Todi. No jornal Setubalense fica aqui um pouco desta história, com realce para os êxitos mas também para as dificuldades inerentes à falta de apoios. Trabalho, ideias, mobilização não faltam ao Coral Luísa Todi. Com compromissos já assumidos até 2019, continuamos com o projeto Rock em Coro e com a dinamização do novo coro juvenil desta instituição.
Ainda este ano destaca-se a estreia de um novo projeto com a promessa novas parecerias com a cidade e diversos concertos já programados em Portugal e em Espanha.
O Coral Luísa Todi necessita de mais cantores e continua por isso com o programa de admissões.

Quero agradecer estes dois anos a todos os meus cantores, músicos, trabalhadores da instituição, convidados, e colaboradores como Teatro Fonte Nova, Academia de Dança Contemporânea de Setúbal e Conservatório Regional de Setúbal. A toda a equipa diretiva liderada por Luís Fernandes fica igualmente o meu reconhecimento pelo esforço, respeito e confiança nas propostas artísticas. 
Ao público excepcional que encheu praticamente todas as salas da cidade um muito obrigado.  
Dia 24 de Março  "Concerto de Páscoa", na Igreja de S. Sebastião 21:30, Entrada Livre.